Natura relança programa de logística reversa em mais de 650 lojas em todo o Brasil

outubro 20, 2022

Retomada do Recicle com a Natura no Dia do Consumo Consciente tem o objetivo de alcançar a meta de 100% de descarte responsável até 2030. Embalagens poderão ser trocadas por produtos e cupons de desconto nas lojas, no espaço digital ou com a consultora de beleza.

A Natura relança seu programa de logística reversa com o objetivo de estimular a sociedade a adotar hábitos mais conscientes em relação à circularidade. A partir de agora, o Recicle com a Natura torna-se multicanal e amplia sua capilaridade de pontos de recebimento de embalagens em todo o território nacional, passando a incluir mais de 650 lojas próprias e franquias Aqui Tem Natura em mais de 280 cidades brasileiras - um aumento de mais de 540 pontos em relação a 2020, quando o programa foi lançado.


De acordo com Paula Andrade, vice-presidente de Varejo de Natura &Co América Latina, o relançamento integra uma das iniciativas da Natura no pilar de circularidade, que dá vida a uma das três causas da marca, Mais Beleza, Menos Lixo. “Estamos muito felizes com a nova etapa do programa de logística reversa e convidamos cada um de nossos clientes a fazer parte desse movimento de impacto social e ambiental conosco”, afirma.

Atualmente, 81% de todo o material de embalagens da Natura já é reutilizável, reciclável e compostável. O objetivo agora é chegar a 100% até o final da década e reduzir, de forma geral, a quantidade total de material de embalagem que utiliza, meta que faz parte da Visão 2030 do grupo Natura &Co (Natura, Avon, The Body Shop e Aesop), também conhecido como Compromisso com a Vida. Outra ambição da empresa é alcançar zero emissões líquidas de carbono até 2030.

“Uma das premissas de nosso posicionamento é integrar toda a sociedade à jornada da Natura em prol de um mundo mais bonito. Nossas metas são ambiciosas, mas não as alcançaremos sozinhos. Para atingir a circularidade total do produto e atender às ambições da meta carbono zero, precisaremos buscar soluções inovadoras e estimular o engajamento e conscientização de todos”, afirma Paula.

Recicle com a Natura: como funciona
Na nova dinâmica do Recicle com a Natura, a cada cinco embalagens vazias de produtos de qualquer uma das marcas do grupo Natura &Co entregues nas lojas participantes (Natura, Avon, The Body Shop e Aesop), os clientes e as Consultoras de Beleza Natura ganharão diferentes benefícios pela atitude consciente, como brinde e 10% de desconto nas compras.

Um dos diferenciais do Recicle com a Natura é ser um programa multicanal, ou seja, o cliente pode escolher a forma que deseja resgatar os descontos de acordo com a sua preferência. Para isso, os interessados podem ir até uma loja Natura ou The Body Shop ou também fazê-lo de forma on-line, caso queiram utilizar o cupom em compras nos canais digitais da marca ou no espaço da sua consultora ou consultor de beleza. Para esta última opção, o consumidor ou a consultora deve primeiro habilitar, na própria loja física, seu cadastro no site Soma Vantagens, onde, posteriormente, poderá acompanhar sua pontuação, visualizar recompensas disponíveis, ver extrato das transações realizadas e convidar outras pessoas para participar.

Os materiais recebidos pelo Recicle com a Natura serão destinados a 14 diferentes cooperativas de reciclagem em 11 estados brasileiros e no Distrito Federal. As operações são realizadas em parceria com a Trashin, startup parceira da marca na nova fase do programa. Com a ampliação dos pontos de recebimento e a otimização da malha logística, a estimativa é arrecadar cerca de sete toneladas de embalagens por mês e neutralizar todo o carbono emitido por meio da operação de destinação dos resíduos, além de gerar impacto social positivo para mais de 360 famílias cooperadas.

Natura Elos completa cinco anos

Como reforço ao seu compromisso com a geração de impactos socioambientais positivos, a empresa investe em ações que movimentam a economia da reciclagem. O Programa Natura Elos, que completa cinco anos em 2022, estabelece a responsabilidade compartilhada entre a empresa e cooperativas, recicladores e fabricantes. A iniciativa colabora para assegurar a rastreabilidade, a homologação e a logística reversa da cadeia de reciclagem. Nessa meia década, Natura Elos mobilizou mais de 1.400 recicladores associados a 68 cooperativas que atendem 55 municípios de 16 estados brasileiros. Até o momento, mais de 46 mil toneladas de materiais foram comercializadas para incorporação em novas embalagens.

A partir de 2019, o programa passou a contar com a atuação na Amazônia por meio do projeto Rios Vivos, iniciativa do grupo Natura &Co para a mobilização de redes de coleta seletiva em comunidades ribeirinhas no Amazonas e no Pará. Desde junho, a iniciativa conta ainda com um fundo para impulsionar a estruturação de cadeias sustentáveis de plástico pós-consumo assistidas pelo Rios Vivos, alavancando maiores volumes de materiais reciclados para fabricação de embalagens da Natura. Por meio do fundo, Natura &Co realiza aportes que são destinados à melhoria das cooperativas alocadas nos núcleos já criados e à expansão do projeto para outros locais da Amazônia. A gestão conta com o apoio da Sitawi, organização pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social.

Outro destaque do programa é a parceria com o Instituto Recicleiros, iniciada em 2021, para a captação de vidro incolor que atingiu, em agosto deste ano, o marco de 50 toneladas de resíduos coletados. Além de assegurar a destinação correta, a iniciativa gera renda para os catadores destas cooperativas e ainda fornece resíduos que podem ser reinvestidos na melhoria do processo produtivo dessas cooperativas.

Já com o GreenMining e Reciclilha, Natura Elos possibilitou a reciclagem de mais de 75 toneladas de plástico do coletado em Ilhabela, litoral de São Paulo, que foram transformados em matéria-prima para a composição das tampas da linha de perfumes Kaiak. A ação reduziu o gasto das prefeituras com aterramento de resíduos e fortalece as instituições locais.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

Sobre a Trashin

A Trashin é uma startup de impacto que promove a economia circular através da gestão de resíduos e de programas de logística reversa. Entre os diferenciais da empresa estão: a coleta com compensação de carbono, a tangibilidade das ações sustentáveis (dashboards e páginas online personalizadas), bem como o impacto social, que já gerou mais de 1,2 milhão para as famílias de profissionais que trabalham em cooperativas de reciclagem.

Sobre a SO+MA
Criada em 2015, a so+ma é uma ESG Tech cuja plataforma proprietária - o programa so+ma vantagens - permite incentivar práticas sustentáveis, transformando ações eventuais em hábitos permanentes e ao mesmo tempo aumenta o conhecimento do comportamento das pessoas. A tecnologia é aplicável em qualquer empresa interessada em mensurar e materializar os três pilares ESG: Meio Ambiente, Social e Governança. Através da so+ma, marcas que tem no consumo um ponto final de contato com as pessoas, ganham uma nova oportunidade de relacionamento com seus consumidores. O ato do descarte correto gera recompensas às pessoas por suas atitudes positivas através de um programa de vantagens, que possibilita o acúmulo de pontos e a troca por produtos, cursos, descontos ou doações. A metodologia foi desenvolvida e aperfeiçoada nos 18 locais físicos mantidos pela so+ma, chamados de “Casa Amarela”, localizados em Salvador, Camaçari, Goiânia e Curitiba. Esses espaços receberam mais de 900 toneladas de resíduos no ano de 2021, gerados por 30.000 famílias. Ao mensurar quais os materiais mais reciclados, a so+ma consegue entender o perfil de hábitos de consumo e quais tipos de recompensas tem melhor impacto para incentivar mudanças de comportamento (cursos profissionalizantes, itens de alimentação, serviços, entre outros), funcionando como um motor para o fomento da economia circular. Para saber mais, acesse www.somavantagens.com

Confira mais postagens

0 comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.