Você sabe como identificar o grau de oleosidade do seu cabelo?

outubro 25, 2022


Especialista capilar e fundador da JustForYou, marca que personaliza shampoo, ensinam como não errar na hora de escolher produtos para cada tipo de cabelo

Como você define seu cabelo quanto à oleosidade? Você pode ter uma ideia se o maior inimigo dos seus fios é o ressecamento ou a oleosidade, mas a verdade é que muitas brasileiras têm dificuldades em identificar o seu tipo de cabelo, principalmente quando consideramos a enorme diversidade genética, climática e cultural que existe no país.

“E como muitas pessoas não conseguem avaliar da forma correta as características do seu cabelo, acabam escolhendo produtos inadequados para o seu tipo de fio ou desconsiderando outros fatores, como hábitos alimentares e rotina de exercícios físicos. Já sabemos que a alimentação, por exemplo, impacta diretamente no grau de oleosidade dos fios”, explica o Diretor de P&D e um dos fundadores da JustForYou Alex Eduardo Domingos.

De acordo com o especialista capilar, para saber se o seu cabelo é seco ou oleoso, uma dica é olhar as características dos fios próximos ao couro cabelo e nas pontas. “Se os fios parecem um pouco "grudados” no couro cabeludo e as pontas são mais finas, com pouco volume, é provável que o cabelo seja oleoso, principalmente se houver necessidade de lavá-los quase todos os dias. Já os fios secos costumam ter aspecto mais volumoso e áspero, com pontas irregulares ou duplas. Esse tipo de cabelo só fica oleoso após 3 ou 4 dias sem lavagem”, explica Alex.

Já os cabelos oleosos e com pontas secas estão presentes na maioria dos cabeças das brasileiras - quase 60%, como indica o levantamento da JustForYou. No cabelo misto, a raiz pode parecer mais grudada ao couro cabeludo, enquanto as pontas são secas, duplas ou com frizz. “É comum que o óleo se concentre na região da raiz, onde é produzido, mas tenha dificuldades em chegar até as pontas, principalmente em cabelos muito longos, fragilizados por processos químicos ou cacheados e crespos, já que a curvatura natural do fio faz com que a oleosidade chegue mais lentamente às pontas”.

O cabelo considerado “normal” tem os fios com pouco volume na raiz e pouco afetados pelo frizz ou ressecamento, por isso, geralmente só ficam oleosos depois de 2 ou 3 dias."Na verdade, o cabelo normal caracteriza os fios que não precisam de cuidados especiais em relação à oleosidade. O shampoo deve fazer uma limpeza suave na raiz e o condicionador deve hidratar e alinhar os fios na medida adequada. No entanto, todo cabelo tem necessidades específicas em relação à curvatura (liso, ondulado, cacheado ou crespo), idade, localização e hábitos de vida”, destaca Alex.


Qual shampoo escolher?

Cabelos oleosos precisam de fórmulas mais adstringentes de shampoo, que promovem uma limpeza mais profunda, mas sem agredir, para não desequilibrar o cabelo. Já quem tem cabelos secos pode optar por fórmulas mais hidratantes e suaves para lavar os fios. “Os cabelos mistos vão precisar de fórmulas com propriedades distintas e equilibrantes para cada parte do comprimento do cabelo. E os condicionadores devem ter concentração de ativos hidratantes, nutritivos e reparadores de acordo com o grau de oleosidade e também características do cabelo”.

Ainda assim, muitas mulheres confundem o seu tipo de cabelo porque existem fios que possuem uma aparência mais seca desde a raiz, mas que possuem o couro cabeludo oleoso, explica a terapeuta capilar Bárbara Andrade. "Às vezes, o cabelo oleoso possui uma aparência ressecada porque a estrutura da fibra capilar está danificada, seja por procedimentos químicos, poluição, contato excessivo com a água do mar ou uso de secador e chapinha. Da mesma forma, o cabelo pode ser seco e ficar com uma aparência mais “grudada” se a pessoa faz a lavagem com água muito quente ou aplica a máscara na raiz”, avalia.

Para a terapeuta, o mais importante é perceber como o cabelo se comporta no dia a dia e identificar suas principais características: tipo de curvatura, textura, comprimento, formação de frizz, queda etc. “Para evitar erros e confusões em relação a essas características e também para atuar de forma preventiva no couro cabeludo, é sempre válido contar com ajuda profissional. A partir de exames específicos, é possível avaliar em zoom as estruturas do cabelo e direcionar cuidados mais assertivos”.

E para encontrar os produtos mais adequados para cada pessoa, é só responder o Quiz da JustForYou. De forma rápida e autoexplicativa, o questionário de personalização ajuda a pessoa a identificar suas principais necessidades com base nas suas características e hábitos de vida e desenvolve uma fórmula única, totalmente personalizada para cada cabelo.

Sobre a JustForYou
A JustForYou é a primeira e maior beauty tech de cosméticos personalizados para cabelo da América Latina. Por meio de inteligência artificial, a empresa desenvolve produtos de alta performance adaptados às características, rotinas e desejos de cada pessoa. Unindo beleza personalizada e minimalismo sustentável, suas fórmulas exclusivas contém ingredientes naturais e espuma natural, são livres de químicos agressivos e sem testes em animais. Nos últimos três anos, 2,5 milhões de fórmulas únicas foram analisadas pela tecnologia de personalização. Além da ampliação de seu portfólio prevista para esse ano, a startup começou a expandir sua área de atuação em 2022, oferecendo sua expertise já consolidada (em tecnologia e operação) para outras marcas nativas digitais do segmento de beleza, saúde e bem-estar. A empresa manipula produtos para outras marcas e também oferece soluções digitais específicas para cada uma. Atualmente, a JustForYou é a empresa que possui mais dados sobre rotinas, necessidades, efeitos desejados, procedimentos e tipos de cabelo do que qualquer outra do segmento.

Confira mais postagens

0 comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.