Natura celebra o Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha e reforça compromisso com a equidade racial no Festival Negritudes Globo em Salvador

julho 23, 2025

O dia 25 de julho reconhece contribuições e a relevância das mulheres negras na sociedade, além de reforçar a luta contra o racismo estrutural - uma pauta que orienta a atuação da Natura em diferentes frentes.

 

O Festival Negritudes Globo chega a Salvador no dia 24 de julho, véspera da celebração do Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha, com o patrocínio oficial da Natura, multinacional brasileira que há décadas promove a equidade e representatividade em diferentes esferas, do social ao cultural, com foco no bem-estar e na valorização da pluralidade racial. Nesta edição, a marca apresenta uma ativação especial que celebra a beleza das peles pretas e pardas e o protagonismo de mulheres negras. A ação conecta bem-estar, identidade e ancestralidade, destacando os resultados da Pesquisa Dandara – construída com participação ativa de mais de 2000 mulheres de Salvador – para  o desenvolvimento da linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, pensada especialmente para peles pretas e pardas.



Depois de passar por Brasília e Rio de Janeiro, o festival chega à capital baiana reunindo artistas, pensadores, criadores e comunicadores em uma programação diversa que enaltece as vozes e os talentos da população negra brasileira. Em Salvador, capital com o maior número de pessoas negras no Brasil, a Natura convida o público a vivenciar experiências sensoriais e afetivas no Espaço Natura, com foco na linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju, desenvolvida em um movimento pioneiro de escuta ativa e inclusão, e ganha agora um novo item: o Body Splash Jambo Rosa e Flor de Caju. 

 

Inspirada na potência da ancestralidade e da cultura afro-brasileira, a linha une a experiência olfativa do  jambo rosa e a flor de caju, com os benefícios da Niacinamida, Pantenol e Óleo de Gergelim, entregando hidratação potente, fragrância marcante e texturas pensadas para atender as necessidades específicas dos diversos tons de peles pretas e pardas. Com a parceria com o festival Negritudes,  a marca realça um passo importante no compromisso de um mundo com uma beleza mais plural, diversa e verdadeira – reconhecendo a mulher negra no centro do cuidado, com lugar de protagonismo e reconhecimento. 

 

“Estar ao lado do Festival Negritudes é mais do que apoiar uma iniciativa cultural. É somar forças para ampliar vozes, promover a autoestima e criar espaços onde as pessoas negras se sintam vistas, valorizadas e celebradas – inclusive na cosmética. Nossa linha Tododia Jambo Rosa e Flor de Caju  nasce desse forte compromisso com a equidade racial em todas as áreas”, destaca Aline Lima, head de Diversidade, Equidade e Inclusão da Natura. 

 

Ao reconhecer o corpo negro como potência, beleza e merecedor de cuidado, a Natura, junto ao Festival Negritudes Globo, reafirma seu papel social na reversão de estereótipos racistas e na valorização de uma estética radiante, resiliente e conectada às raízes.  E esse compromisso também reflete na própria estrutura da empresa: de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano da Natura (2024), 56,6% das Consultoras de Beleza são mulheres negras, o que reforça a importância da presença de uma marca que sustenta quem a move. Além disso, a companhia assumiu publicamente o compromisso de alcançar 30% de pessoas negras em cargos de liderança até 2030 e 40% no quadro geral de colaboradores até 2025. 

 

O patrocínio ao Festival em Salvador reforça a presença da Natura em eventos que promovem transformação social por meio da arte, da educação e da representatividade. A marca, que vem há anos investindo em iniciativas – voltadas à equidade racial e à valorização de mulheres negras em seus processos de aceitação e ressignificação identitária –, reafirma com esse patrocínio seu compromisso em contribuir para uma sociedade mais justa, diversa e inclusiva. 

 

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira, líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. Conta com 3,5 milhões de Consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, França, México e Peru, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite www.natura.com.br


Confira mais postagens

0 comments

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.