Cuidar da saúde do couro cabeludo é o primeiro passo para um cabelo saudável

setembro 28, 2022

A rotina de cuidados com os fios está em alta e a atenção ao couro cabeludo é fundamental para 'o cabelo dos sonhos'

Assunto em alta há algum tempo no universo da beleza, a rotina de skincare tem uma importância incontestável quando o assunto é cuidados com a pele. E não podemos esquecer que o couro cabeludo também é parte da nossa pele e, por isso, merece cuidados especiais.


médica dermatologista Luciana Passoni, especialista em medicina capilar, lembra que toda pele possui três camadas: epiderme, derme e hipoderme. O couro cabeludo segue a mesma estrutura. “A diferença é que o couro cabeludo possui características próprias. É uma pele mais vascularizada, contém mais pelos e tem mais presença das glândulas sebáceas, responsáveis por produzir o sebo”, explica.

Esse tipo de gordura, segundo a Dra. Luciana, é extremamente importante para a saúde do couro cabeludo. “Esse sebo naturalmente produzido no couro cabeludo vai descer pelos fios e criar uma espécie de filme, protegendo o cabelo das agressões externas do dia a dia, como radiação solar, poluição, entre outras”, acrescenta. Mas a dermatologista alerta: em excesso, a produção de sebo pode deixar a raiz oleosa e propensa à descamação. “Agora, se o couro cabeludo não produz tanto sebo ou é lavado duas, três vezes ao dia, é provável que essa área fique muito ressecada”, conta. Equilíbrio é o segredo para manter um couro cabeludo saudável.

Dados da Euromonitor International mostram que em 2020 o Brasil ocupou a quarta posição no ranking mundial de vendas de produtos de haircare e os consultórios dermatológicos também conseguem perceber uma alta na busca por atendimentos direcionados ao cuidado com os fios. “É essencial que os médicos tenham as melhores referências do que irão prescrever aos seus pacientes, seja para o cuidado em casa ou mesmo em seus consultórios, na parte de Spa Capilar”, afirma a Dra. Luciana.

E para atender às principais necessidades do couro cabeludo, a Keune Haircosmetics conta com uma linha dermatologicamente testada e que combina ciência, tecnologia e ativos poderosos.

Para um couro cabeludo saudável e sem caspa: Derma Exfoliate


De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, pelo menos 40% dos brasileiros já tiveram caspa ou apresentam picos esporádicos da doença. Sim, doença. Caspa é uma manifestação leve de uma doença crônica, a dermatite seborreica, que inflama a pele causando coceira e descamação no couro cabeludo.

O Shampoo Derma Exfoliate conta com uma fórmula com a tecnologia exclusiva Octopirox, que interrompe a fermentação do fungo causador da caspa. O shampoo promove, ainda, uma esfoliação enzimática, um tipo mais gentil de esfoliação que não agride o couro cabeludo. Outro importante componente presente na fórmula de Derma Exfoliate é o estabilizador LP300, responsável por proteger a coloração do desbote, uma queixa que costuma ser comum entre aqueles que utilizam com frequência shampoos anticaspa.

Couro cabeludo sensível pede Derma Sensitive

Inspirada na rotina de skincare, a linha Derma Sensitive é um tratamento avançado, ideal para quem tem couro cabeludo sensível e, portanto, mais probabilidade de enfrentar inconvenientes como manchas na pele, coceira intensa e ardência. A linha inclui shampoo, condicionador, máscara e loção, desenvolvidos especificamente para manter o pH natural do couro cabeludo (pH 5) e, com isso, diminuir o risco de irritações e reações alérgicas.

Derma Peeling: da skincare para o couro cabeludo
Eficaz e inovador, o Derma Peeling apresenta um dos componentes mais cobiçados do skincare: o ácido glicólico, reconhecido pelo poder de acelerar a renovação celular. Isso significa que contribui consideravelmente com o processo natural de eliminação das células epiteliais mortas, estimulando o couro cabeludo a se renovar mais rapidamente.

O Derma Peeling conta também com outros ativos diferenciados como os microgrãos de perlita natural, responsáveis por esfoliar o couro cabeludo, e a arginina, que hidrata, deixa a pele do couro cabeludo macia e limpa.

Vale lembrar que, por enquanto, este é um serviço exclusivo de salões e hair spas.

Contra a oleosidade excessiva, Derma Regulate


Muitas pessoas não gostam, mas a verdade é que a oleosidade é uma manifestação natural do nosso organismo e contribui para a saúde do couro cabeludo. Mas a gordura pode se tornar um problema quando as glândulas sebáceas produzem mais óleos do que conseguem armazenar e essa oleosidade excessiva começa a se alastrar pelo cabelo. Por isso, o papel do Shampoo Derma Regulate não é remover a oleosidade, mas equilibrar, regular a produção de óleos, preservando a oleosidade natural dos fios.

Por esse motivo o shampoo não deixa o cabelo ressecado como outros produtos disponíveis no mercado. Cabelo e couro cabeludo ficam profundamente limpos e por muito mais tempo que o normal.

Queda de cabelo?: escolha Derma Activate


Vale ressaltar que queda de cabelo é sinal de que alguma coisa não está funcionando como deveria. E essa causa deve ser investigada a fundo por um médico dermatologista. Mas os produtos Derma Activate podem ajudar a tratar o efeito.

Os itens desta linha incluem ativos poderosos em suas fórmulas. A biotina, também chamada vitamina B7, presente na composição de alguns produtos da linha Derma Activate, é essencial para o equilíbrio do metabolismo humano, pois, segundo a Dra Luciana, garante benefícios importantes para a construção da manutenção da saúde do fio.

Outro ativo presente aqui é a pró-vitamina B5, uma evolução da já conhecida vitamina B5, considerada a “realeza” dos hidratantes. A principal característica da pró-vitamina B5 é a facilidade com a qual consegue se conectar às moléculas de água, levando mais umidade e nutrientes para as camadas mais profundas da pele.

Mas o grande diferencial mesmo de Derma Activate é a cafeína, um conhecido estimulante natural que está presente na Derma Activate Lotion. Ao entrar em contato com o couro cabeludo, a cafeína é absorvida facilmente e passa a estimular a circulação sanguínea, ativando o crescimento de novos fios e diminuindo a queda de cabelo de uma só vez. Nossas pesquisas internas mostram que o tratamento contínuo é capaz de retardar a queda crônica!

Além da loção, a linha conta com shampoo e spray finalizador para um efeito imediato de cabelo encorpado.

Agora que você já sabe da importância de cuidar da saúde do couro cabeludo, ficou ainda mais fácil conquistar aquele cabelo dos sonhos. Explore todo o universo de cuidados Keune visitando salões de beleza parceiros e acessando o site!

Confira mais postagens

0 comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.