Natura conquista Prêmio ECO com o PlenaMata, portal que acompanha em tempo real o desmatamento na Amazônia

agosto 01, 2022

Reconhecimento da AMCHAM-Brasil destaca empresas comprometidas com a agenda ESG. PlenaMata, desenvolvido em parceria com Mapbiomas, InfoAmazonia e Hacklab, venceu na categoria “Práticas de Sustentabilidade em Produtos ou Serviços”.

A Natura conquistou, na última quinta-feira (28), o Prêmio ECO da AMCHAM-Brasil (Câmara de Comércio Brasil-EUA), correalizado com a Época Negócios, na categoria “Práticas de Sustentabilidade em Produtos ou Serviços”, com o case “PlenaMata: mobilização pela conservação e regeneração da Amazônia”.


Na edição 2022 da premiação, 86 companhias inscreveram 108 projetos nas categorias “Sustentabilidade em Processos” e “Sustentabilidade em Produtos ou Serviços”. Ao total, 28 iniciativas foram selecionadas como vencedoras e reconhecidas em evento presencial na sede da Amcham, em São Paulo.


Desenvolvido pela Natura em parceria com Mapbiomas, InfoAmazonia e Hacklab, o portal PlenaMata acompanha em tempo real o desmatamento na Amazônia. Além de apresentar um contador de árvores derrubadas por minuto e hectares desmatados, a partir de informações atualizadas diariamente e com a possibilidade de gerar mapas e gráficos interativos, inclusive com recortes territoriais, o PlenaMata reúne conteúdos informativos com linguagem acessível para ampliar o alcance sobre o tema entre diferentes públicos.

De acordo com alertas do portal detectados até a primeira quinzena de julho, o desmatamento neste ano já representa mais de 1,3 milhão de árvores derrubadas por dia - uma média estimada de 974 árvores por minuto.

“Esse reconhecimento é uma grande honra para nós e reforça a nossa convicção de que as empresas precisam ser agentes de transformação. O desmatamento, hoje, é uma das grandes ameaças a Amazônia e às populações locais, um dos mais graves problemas ambientais da atualidade, pois compromete o equilíbrio do planeta e intensifica os efeitos das mudanças do clima, perda da biodiversidade, impactos nos ecossistemas essenciais a vida, afetando gravemente a economia e a sociedade”, afirma Denise Hills, diretora de Sustentabilidade de Natura &Co América Latina. “O PlenaMata tem o objetivo de chamar a atenção para esse grave problema e mobilizar esforços coletivos em torno de iniciativas de conservação e regeneração da floresta. Portanto, sermos um dos vencedores do Prêmio ECO neste ano, é motivo de muita alegria para nós”, acrescenta.

Para Mathias Felipe, coordenador do PlenaMata e gerente de projetos do InfoAmazonia, o reconhecimento através do Prêmio ECO é um incentivo para mais trabalhos colaborativos que visam promover a conservação da floresta. “A Amazônia é um bem com impactos geopolíticos, ambientais e sociais de magnitude planetária, por isso é importante oferecer informações confiáveis e de qualidade sobre a região. Como defendemos no PlenaMata, conhecimento gera movimento”, reforça Mathias.

“A conservação e o combate ao desmatamento precisam se tornar uma obsessão nacional pela importância que a Amazônia tem para o Brasil. Muito além da biodiversidade, é a segurança energética, alimentar e econômica do País e um tesouro cultural inestimável. O PlaneMata é um instrumento que se soma para ampliar a consciência e promover a manutenção da floresta de pé", sinaliza Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas.

O PlenaMata é uma das iniciativas que se somam ao compromisso de mais de duas décadas da Natura com a Amazônia, estabelecido na Visão 2030 de Natura &Co (Natura, Avon The Body Shop e Aesop), cujas metas incluem mobilizar esforços coletivos para zerar o desmatamento na região até 2025 e ampliar a área de conservação de 2 milhões para 3 milhões até 2030.


Sobre o Prêmio ECO
Lançado pela AMCHAM em 1982, o Prêmio Eco reconhece as melhores práticas empresariais voltadas ao meio ambiente e promove a reflexão sobre a evolução do tema da sustentabilidade no Brasil. O nome ECO, fusão das palavras empresa e comunidade, traduz o compromisso corporativo com o desenvolvimento social, ambiental e econômico. No último ano, o Prêmio Eco se juntou à Revista Época Negócios e seu canal Um Só Planeta no intuito de divulgar as melhores e mais inovadoras práticas de ESG no Brasil.

Nesta edição, o Prêmio ECO avaliou 108 iniciativas inscritas, com a expertise de um time de 50 jurados e especialistas, resultando na premiação de 28 iniciativas de 27 empresas de todos os portes e segmentos da economia.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com mais de 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

Natura e Rock In Rio

Natura e Rock in Rio novamente unem forças por um mundo mais bonito. Após uma colaboração inédita em 2019 para a concepção da "Nave - Nosso Futuro É Agora", a experiência sensorial, agora inspirada na Amazônia, retorna para a Cidade do Rock. As marcas garantem um espetáculo que convida o público a conhecer, se encantar e se engajar por uma Amazônia pulsante, rica e inspiradora. Uma Amazônia que transborda vida e não cabe mais em si. Ao reafirmar a parceria com o Rock in Rio, a Natura dá luz à causa Amazônia Viva, que reforça seu compromisso com a região amazônica há mais de 20 anos. Outras novidades sobre as ações da marca no festival serão divulgadas em breve.


Para mais informações sobre os produtos Natura visite www.natura.com.br 

ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: Linkedin,  Facebook e  Instagram

Confira mais postagens

0 comentários

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.