Quarentena: Entenda por que é tão importante não usar pijama o dia todo

abril 14, 2020

Usar as roupas “de sair” tem um impacto enorme na sua produtividade

O mundo está aprendendo a viver em novos formatos e isso afeta diretamente o nosso comportamento. De um dia para o outro passamos a trabalhar, estudar, ensinar, ter momentos de lazer e realizar tantas outras atividades somente dentro da nossa casa. Para a maioria das pessoas, “estar em casa” é sinônimo de não precisar pensar no que vestir, pois não irá a lugar algum.

No entanto, é importante se vestir adequadamente para cada situação durante a quarentena. A Moda tem seu papel fundamental nesse sentido, como explica a professora do curso de Moda do Uninovafapi, Karla Fianco. “Sem dúvida todos nós temos vontade de ficar de pijama ou roupas denominadas ‘de casa’ o tempo todo. Entretanto, manter uma rotina de vestir roupas “de sair” para executar nossas funções em casa, pode fazer bem a nossa saúde mental”.




As roupas de sair, mesmo que primando pelo conforto, emitirão mensagens ao nosso cérebro, que nos fará permanecer mais ativos e focados resultando em uma melhoria do nosso desempenho nas atividades desenvolvidas e da nossa qualidade de vida em casa.

 “Uma vez que mudamos nossas roupas, nós criamos um ânimo maior, para nossos afazeres, o que a ciência chama de cognição da vestimenta, ou seja, nosso cérebro interpreta os estímulos diários através das peças de roupas que usamos. Um exemplo é que quando estou de pijama, meu cérebro entende que é momento de descansar, de diminuir a atenção; já se uso roupas de casa, o cérebro entende que devo relaxar e sossegar”, explica Karla.


Dessa forma, a Moda pode ser uma grande aliada na melhora do desempenho em casa. A designer sugere optar por roupas que remetam à tempos de felicidade. “Escolha roupas e cores que te alegrem, que te motivam e tragam a sua memória bons momentos, assim passaremos por esses dias de forma mais leve e prazerosa. Vista-se para você diariamente”, conclui. 

Confira algumas inspirações!







Confira mais postagens

0 comentários